31.10.08

BlackOut

Eu, particularmente, gosto das noites em que há falta de energia elétrica.
Engraçado!
Isso me faz lembrar de minha infância, uma época em que isso acontecia com certa frequência. Era uma ocasião que, obrigatóriamente, o diálogo e o convívio familiar se punham à prova.
Minha mãe corria para ascender o maior número de velas que encontrava na gaveta do armário da cozinha. Meu pai pegava um rádio à pilhas que dificilmente era ligado quando a rede elétrica funcionava sem problemas.
Sempre procurávamos pela tal lanterna que só era enontrada dias depois, quando já não tinha utilidade. Conversávamos muito, ainda mais do que o habitual.
Eu e Minha irmã bincávamos com as sombras e acabávamos, quase sempre, achando graça em joga rouba monte ou algo parecido enquanto minha mãe terminava de preparar o jantar, que seria servido à luz de velas.
Que saudades daquela época!
Era gostoso espiar, do quintal de casa, os apartamentos do prédio da outra rua. Ficávamos de olho nas janelas lá do alto e assistíamos o movimento da luz das velas naqueles quadradinhos onde, vez ou outra, alguém aparecia para conferir a escuridão.
Depois da instalação de uma nova rede elétrica na região, estas noites se tornaram raras. Mas, quando, eventualmente, por conta de uma chuva muito forte, como hoje, vem à mente a lembrança das brincadeiras no escuro e do frio que dáva na barriga quando as luzes todas se apagavam e davam início à tantas idéias, conversas e risadas.
Engraçado…
A lnaterna continua escondida em algum lugar…
Melhor mesmo não encontrá-la.
Só assim é possível assistir a dança das luzes das velas.
Boa noite!

Um comentário:

quem: me chamam de lari disse...

passamos o resto da vida esperando pelo blackout que vai trazer todas essa lembranças com gosto de saudade. Pra mim tb tem esse gosto.
A lua que só iluminva as crianças com roupa branca (rs), as brinacadeiras que só tinham graça quando faltava energia.

ô saudade...
beijão grandão